Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Fraude

Acessos: 27328

       Chegou ao conhecimento do CPEx que algumas Entidades Consignatárias (EC) estão solicitando "selfie" dos militares (ativa e inativos) e das Pensionistas como parte do processo de contratação de empréstimos. Em função da Pandemia do COVID 19, várias EC desenvolveram aplicativos que utilizam a “selfie” no processo de validação.

       Entretanto, alguns correspondentes bancários (os chamados “Pastinhas”), agindo em nome de EC, solicitam a “selfie” para, de maneira fraudulenta, acessar o "Fale Conosco", buscando a alteração da senha de acesso aos serviços do CPEx. A ação ilegal envolve, inclusive, a criação de endereço de e-mail falso para o recebimento da senha alterada.

    Reforçando o que está escrito em orientação do CPEx tratando de cuidados ao realizar um empréstimo consignado, cumpre destacar:

- nunca aceite propostas por telefone, mensagens ou email, pois pode ser golpe! Consulte sua margem acessando o EBconsig e procure, diretamente, uma Entidade Consignatária. Enquanto durarem as restrições impostas pela quarentena, poderão ser firmados contratos com EC por aplicativos ou pela internet, inclusive com o envio de “selfie”, desde que o usuário tenha a certeza de estar acessando o APP ou a página da própria EC, nunca de correspondente bancário;

- não aceite propostas de correspondentes bancários, pois eles não estão autorizados a trabalhar com o CPEx! Procure no Ebconsig uma Entidade Consignatária que seja credenciada;

- exija da Entidade Consignatária sua via do contrato firmado;

- cuidado com a SENHA DE AUTORIZAÇÃO gerada no EBconsig! Ela é a sua senha para gravar descontos no contracheque! Não repasse esse código para terceiros!

      O CPEx tem recebido diversos relatos apontando a abordagem, por telefone, por e-mail ou sms, de correspondentes bancários. O contrato firmado entre a SEF/CPEx e as diversas entidades consignatárias PROÍBE a utilização dos correspondentes bancários. Também é importante destacar que o CPEx NÃO COMPARTILHA informações pessoais com qualquer empresa.

     Vale reiterar que a irregular utilização dos correspondentes  bancários  para captação de clientes enseja a instauração de processos administrativos por contrariar os contratos de credenciamento. Esses processos administrativos podem implicar em multas ou, até mesmo, no descredenciamento da EC.

    Foi criado no “Fale Conosco/CPEx” o assunto “Entidades Consignatárias” para que  possamos  receber as informações necessárias à abertura de processos administrativos pela atuação irregular dos correspondentes bancários. O CPEx reitera que não devem ser feitos contratos por meio de correspondentes bancários e que qualquer ocorrência que indique acesso indevido às informações pessoais deve ser imediatamente reportada ao CPEx para a adoção das medidas legais devidas.

Recomenda-se que sejam sempre consultadas e adotadas as orientações de segurança do CPEx.

Colabore com o CPEx; colabore com a sua segurança!

registrado em:
Fim do conteúdo da página

Centro de Pagamento do Exército
Avenida do Exército - QGEx
Bloco I - 4° Piso - SMU - CEP: 70630-904 - Brasilia-DF
Aprovado pelo BI/SEF Nº 183, de 05 OUT 15.